segunda-feira, 2 de maio de 2011

Comentário da Aluna Arieli sobre o blog

O blog fez com que a gente aprenda ao menos o que é o mínimo sabermos ao se tratar da informática. Podemos perceber que são coisas que utilizamos todos os dias, mas nem tínhamos a idéia do nome que poderia ser dado a estas coisas. Não tive muita dificuldade em construir o blog, pelo fato de que já conhecia esse site, e ao pesquisarmos as palavras foi fácil de identificar o que era cada uma. Gostaria de aprender cada dia mais e mais sobre a informática, para assim, não ser mais aquele grupo de pessoas que apenas entra em um computador, não sabem nem a base de tudo.

Comentário da aluna Júlia sobre o blog

Como nunca fui muito próxima das áreas de informática, a construção desse blog foi muito importante para mim, pois além de ter aprendido muitos conceitos que só havia ouvido falar na prática, tirei dúvidas com o professor que me fizeram entender ainda mais a matéria.
Durante a construção do blog, a única dificuldade que encontrei foi a de resumir corretamente os conceitos que cada site publicava. Muitas vezes não sabia qual era o mais certo, e acabava postando os que eu julgava corretos. Na hora de ajeitar as configurações (cores, tamanho de letra, fontes), não tive nenhum problema, já que sempre gostei de mexer em blogs e configurá-los.
Nos próximos trimestres, gostaria de aprender mais na prática os conceitos estudados, seja novamente com a construção de um blog (que a propósito, foi muito legal e proveitoso) ou de outras atividades que nos propiciem aprender da mesma forma que este o fez. Saber tais conceitos nos facilitará muito na hora de fazer um concurso, por exemplo, já que certamente saber isso é um diferencial e tanto!

O que é banco de dados?

Banco de dados (ou base de dados): é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. O trabalho do DBA (pessoa responsável pela Administração de Banco de Dados) contribui para a operação efetiva de todos os Sistemas que rodam utilizando-se de Banco de Dados.

 

Retirado dia 02 de maio de 2011, às 13:33, dos site:

Visita a Associação Criança Feliz

No dia 20/04/2011, os alunos que cursam o técnico de Administração no CETEC, foram a Associação Criança Feliz realizar um trabalho voluntário em nome da Páscoa! Uma série de brincadeiras foram realizadas com as crianças: maquiagens, unhas, pular corda, teatro e mais um monte de outras atrações legais. Depois de um longo tempo de confraternização, entregamos a eles uma cesta de Páscoa com um monte de doces, para fazê-los mais felizes e que pudessem ter bons momentos de alegria.
Adoramos a experiência, pois além de conhecermos outra realidade, aprendemos a dar valor para as coisas mais simples, como um sorriso, um abraço e um "Muito Obrigado". Gostariamos de voltar lá sempre, pois certamente ver as crianças carentes felizes, nos faz ver um lado muito melhor da vida! :)


A foto acima foi retirada dia 02 de maio de 2011, às 13:30, do site:
http://www.acriancafeliz.org.br/indexScf.php?ir=agenda&id=177

Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de convidar todos vocês para uma visita a essa associação que realiza um belíssimo trabalho sem fins lucrativos.

O QUE É UMA REDE?

REDE: conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Tipos de Rede:
LAN ou rede local é uma rede de computadores próximos um dos outro. O número de computadores é limitado e geralmente eles são interligados por cabos.
WAN ou rede remota é uma rede de comunicação de dados a distância. As WANs podem conter um número muito grande de computadores interligados, como por exemplo a Internet.
PDN ou rede pública de dados é uma rede que pode ser acessada pelo público ou empresas em geral, para obter uma variedade de informações disponíveis, como por exemplo, dados estatísticos do IBGE, correio eletrônico..
MAN ou rede metropolitana que por definição dos especialistas será a rede do futuro, suportando simultaneamente a comunicação de dados, de voz e de imagem através de um único meio físico que deverá ser a fibra ótica.
Do ponto de vista de acesso e compartilhamento das informações, as redes podem ser de dois tipos básicos :

Ponto a ponto
Cliente / Servidor
A diferença é que a primeira não exige um computador dedicado para administrar a rede. Já na rede Cliente / Servidor, como é o caso do Netware, existe sempre uma máquina que depende da outra para executar o seu trabalho.







Retirado dia 02 de maio de 2011, às 13:15, dos site: http://www.gta.ufrj.br/grad/anteriores98/netware-guilherme/netware2.html
http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Iniciante%2BIntermedi%C3%A1rio/Rede/O_que_%C3%A9_uma_rede

O que é software?

SOFTWARE: Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante além de um produto desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações.


Retirado dia 02 de maio de 2011, às 13:22, do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software

O que é Hardware?

HARDWARE: O hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
Na ciência da computação, a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Para fins contábeis e financeiros, o hardware é considerado um bem de capital.


Retirado dia 02 de maio de 2011, às 13:14 dos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware
http://www.clubedohardware.com.br/


terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é conhecimento?

CONHECIMENTO-  Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
          O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Retirado dia 19 de abril de 2011, às 16:52 do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento

O que é informação?

INFORMAÇÃO-  Informação significa fatos: é o tipo de coisa presente em livros, que pode ser expressa em palavras ou imagens. A informação pode portanto vir em várias formas: verbal, visual, por ondas. Vivemos na era da informação. Há informação sobre previsão do tempo, esportes, diversões, finanças...
             A importância da informação em nossas vidas e a forma como a estamos encarando estão sendo modificadas, e não temos muitos estudos sobre a informação em si mesma, continuamos com um conceito vago do que é a informação. Como exemplo, vamos tomar o caso dos direitos autorais. Sabemos que o conteúdo de um livro é informação, o mesmo se aplica a filmes, músicas, jornais e revistas. O valor do livro é dado pela informação que ele contém, não pelo papel de que é feito. Se um livro é digitalizado e distribuído por alguém na Internet, a informação do livro se torna gratuita. Isso é um problema, pois o autor do livro, que vive de escrever livros, não está sendo recompensado pelo seu trabalho e poderá ficar desestimulado para produzir mais obras. Então, devemos criar uma legislação sobre os direitos autorais sobre informação, não sobre livros, filmes, software e músicas.
           No mundo dos computadores, a definição atual é dada por
Claude Shannon (1916-2001): a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.

Retirado dia 19 de abril de 2011, às 16:47, dos sites: 
http://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/histcomp1_1.html
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000023.pdf

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que é um dado?

DADO: Seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto, sendo um conjunto finito, pode por si só constituir uma base numérica. Também são dados fotos, figuras, sons gravados e animação, pois todos podem ser quantificados a ponto de se ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução.
                 Com essa definição, um dado é necessariamente uma entidade matemática e, desta forma, é puramente sintático. Isto significa que os dados podem ser totalmente descritos através de representações formais, estruturais. Eles podem obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele. 
  • Bancos de dados são meios através dos quais se armazenam os dados para uso posterior, na qual tem o processamento (classificação, armazenamento e relacionamento) para que possam ganhar significado e podendo assim informar. Um exemplo de banco de dados é o Serasa, que tem o maior banco de dados e informações econômico-finaceiras e cadastrais do país. É a atividade que consiste em acumular, agrupar e cruzar dados para transformá-los em informações, para obter outras informações, ou as mesmas informações de outra forma, para alguma finalidade ou objetivo.
Retirado dia 05 de abril de 2011, às 16:46, dos sites: