terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é conhecimento?

CONHECIMENTO-  Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
          O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Retirado dia 19 de abril de 2011, às 16:52 do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento

O que é informação?

INFORMAÇÃO-  Informação significa fatos: é o tipo de coisa presente em livros, que pode ser expressa em palavras ou imagens. A informação pode portanto vir em várias formas: verbal, visual, por ondas. Vivemos na era da informação. Há informação sobre previsão do tempo, esportes, diversões, finanças...
             A importância da informação em nossas vidas e a forma como a estamos encarando estão sendo modificadas, e não temos muitos estudos sobre a informação em si mesma, continuamos com um conceito vago do que é a informação. Como exemplo, vamos tomar o caso dos direitos autorais. Sabemos que o conteúdo de um livro é informação, o mesmo se aplica a filmes, músicas, jornais e revistas. O valor do livro é dado pela informação que ele contém, não pelo papel de que é feito. Se um livro é digitalizado e distribuído por alguém na Internet, a informação do livro se torna gratuita. Isso é um problema, pois o autor do livro, que vive de escrever livros, não está sendo recompensado pelo seu trabalho e poderá ficar desestimulado para produzir mais obras. Então, devemos criar uma legislação sobre os direitos autorais sobre informação, não sobre livros, filmes, software e músicas.
           No mundo dos computadores, a definição atual é dada por
Claude Shannon (1916-2001): a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.

Retirado dia 19 de abril de 2011, às 16:47, dos sites: 
http://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/histcomp1_1.html
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000023.pdf

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que é um dado?

DADO: Seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto, sendo um conjunto finito, pode por si só constituir uma base numérica. Também são dados fotos, figuras, sons gravados e animação, pois todos podem ser quantificados a ponto de se ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução.
                 Com essa definição, um dado é necessariamente uma entidade matemática e, desta forma, é puramente sintático. Isto significa que os dados podem ser totalmente descritos através de representações formais, estruturais. Eles podem obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele. 
  • Bancos de dados são meios através dos quais se armazenam os dados para uso posterior, na qual tem o processamento (classificação, armazenamento e relacionamento) para que possam ganhar significado e podendo assim informar. Um exemplo de banco de dados é o Serasa, que tem o maior banco de dados e informações econômico-finaceiras e cadastrais do país. É a atividade que consiste em acumular, agrupar e cruzar dados para transformá-los em informações, para obter outras informações, ou as mesmas informações de outra forma, para alguma finalidade ou objetivo.
Retirado dia 05 de abril de 2011, às 16:46, dos sites: